22 de maio de 2011

Tai Chi Pai Lin




Tai Chi Pai Lin
Mestre Liu fala o que é o Tai Chi Chuan
(Associação Internacional dos Praticantes do Tai Chi Chuan)


Agora vou apresentar o que é o Tai Chi Chuan:
é uma prática para a longevidade e o sentimento do amor.O Tai Chi Chuan é a reunião destas duas práticas, o que o torna uma prática do Tao.

Tao é chi ou energia vital;
existe na Natureza uma energia criativa, – dois sopros distintos, o yin e o yang – que se unem num movimento pulsante fazendo surgir todas as coisas na Natureza, inclusive o ser humano.

Todo ser vivo, inclusive o ser humano, possui nos seus centros de energia, sistemas orgânicos, tendões e células, a energia original da vida, doada pelo Céu e pela Terra.
Este sopro de energia vital constitui-se no que possuímos de verdadeiro e original.

Esta energia no nosso corpo, quando concentrada e plena, pode prolongar a nossa vida; dispersada rapidamente, o bonito se torna feio, o jovem fica velho, vem a doença e a morte. Ou seja, a vida do homem depende da concentração ou dispersão dessa energia; não dar atenção a essa energia é não dar importância à vida.

No macrocosmo, as energias do Céu e da Terra se unem diariamente; o Sol, a Lua, e as Estrelas do Céu se unem com o Fogo, a Água, e o Vento da Terra mantendo e fazendo surgir todas as coisas existentes na Terra.

O Homem é um microcosmo: o Céu fica na nossa cabeça, e o baixo ventre é a nossa Terra. Quando relaxamos, o Sol desce e ilumina a nossa Terra; esta é a união do yin e do yang no Homem. Esta união gera no nosso corpo nova energia, novo sangue, novas células, suprindo dessa forma o nosso cérebro, nossa energia espiritual, e a saúde do nosso corpo físico.

O Tai Chi Chuan é uma prática do sentimento do amor, pois segue os princípios da natureza.
Encontramos no I Ching a descrição destes princípios:
"O Universo, em revolução perpétua, edifica";
"O sábio exercita a sua natureza, cultivando-a sem cessar".

Observe o movimento de rotação da Terra: ele constrói diariamente o frescor de vida nova.
Nesta observação, o Homem aprende o caminho da espontaneidade: é como se a Terra estivesse fazendo o Tai Chi Chuan, renovando o ar, impregnando novo frescor a todas as coisas, pois a maior virtude da Natureza é fazer nascer vida nova. O Ser Humano pertence à Natureza: obtendo ar puro, o sangue se renova, e o espírito fica límpido, e desta forma obtemos este sentimento de amor da Natureza.

Se praticamos o Tai Chi diariamente, cultivamos a nossa natureza criadora, ligando-nos à Natureza; conservamos com naturalidade o amor no coração e retornamos à pureza do ser.

Por isso o Tai Chi é uma prática para o sentimento do amor.

(Texto obtido pela transcrição da introdução realizada pelo Mestre Liu, por ocasião da elaboração do video para divulgação do Tai Chi Pai Lin sequencia curta (37 movimentos), coordenado por Maria Lucia Lee)



O TAI CHI PAI LIN

O Tai Chi Pai Lin é o conjunto de práticas taoístas transmitidas pelo Mestre Liu Pai Lin, com o objetivo de cultivar a saúde e promover a longevidade.

O Tai Chi Pai Lin é um treino de ajuda mútua entre movimento e serenidade. Assim pelo movimento se treina a flexibilidade corporal e pela serenidade o coração.

Pai Lin (Bai Ling) em chines quer dizer cem anos. Assim dizia o Mestre Liu “escolhi esse nome para expressar o meu sentimento de que todas as pessoas possam ter uma vida centenária e saudável. Portanto Pai Lin não é só o meu próprio nome, mas é de todos os que se dediquem de coração a essas práticas”.(Mestre Liu Pai Lin – Manifesto distribuido no Vale do Anhangabau -SP em 13/09/1992).


O Tai Chi Pai Lin engloba três áreas da Medicina Chinesa:

-Qi Gong – treinamentos de energia e também as práticas das artes marciais taoístas;

-Tui Na – massagem chinesa, incluindo também as automassagens;

-Treino da Serenidade ou Meditação Taoísta, que é o Tao Yin.

A esse conjunto de praticas, o Mestre Liu deu o nome de Tao Gong Chuan (Daogongquan), significando Formas de Treinamento do Tao.

Assim, o Tai Chi Pai Lin promove o auto conhecimento e o auto cultivo, a manutenção e o equilibrio fisico/energetico do praticante, levando-o também a sua integração com a natureza.

Nos ensinamentos do Mestre Liu, ele enfatisava que o Tai Chi antes de ser forma, é um principio de união do homem com a natureza, do equilibrio do corpo e espirito e da alternacia da serenidade e movimento.

As práticas do Tai Chi Pai Lin quando realizadas com constancia e persistencia permitem ao praticante:

-manter sua vitalidade;

-fortalecer o sistema nervoso;

-normalizar as funções hormonais;

-desenvolver seu potencial cerebral e espiritual;

-preservar e recuperar a energia vital;

-obter o equilibrio dos sitemas organicos do corpo, permitindo a pessoa viver o seu tempo natual de vida que lhe é destinado.


Os treinamentos básicos do Tai Chi Pai Lin são:

=TAI CHI EM PÉ

Três práticas feitas em pé, compõem a base do tai chi taoista:

-Treinamento interior do Tai Chi;

-Postura do universo – o abraço da árvore;

-Abraço do Tai Chi.


=TAI CHI SENTADO

Constituido por oito formas de alongamento dos tendões.

O Tai Chi é uma prática de alongamento dos tendões. Estes constituem caminhos para circulação da energia. Os movimentos estimulam as extremidades, ligando os meridianos e desbloqueando os pontos de energia, beneficiando o corpo, em especial o figado, uma vez que este rege os tendões.


=TAI CHI DEITADO

Constituido pelas nove formas para estabelecer a vitalidade. São as nove formas de automossagem que praticadas diariamente restabelecem a saúde e bem estar , e a jovialidade do praticante.


FUNDAMENTAÇÃO TAOÍSTA E LIGAÇÃO COM O I CHING

O Tai Chi Chuan ensinado pelo Mestre Liu Pai Lin, traz incorporado nos seus movimentos como princípios, os conhecimentos taoístas. Por isso o Mestre se referia à sua prática como Tai Chi Tao Kung Chuan (Formas de Treinamento do Tao). Assim os princípios taoístas orientam a compreensão de cada movimento da seqüência de qualquer estilo de Tai Chi Chuan, desde que não tenha se perdido da origem taoísta.

=A GENESE DA CRIAÇÃO

Os conceitos da gênese da criação taoísta estão presentes no início da sequencia do Tai Chi Chuan Pai Lin.

Esse processo criativo segue o seguinte esquema:

Tao

Wou Ji

Vazio – Criadouro Universal

You Ji

semente germinal

fogo/espírito,

água/essência


Tai Chi

pólo extremo, cumeeira

Yin/Yang

3 Tesouros - Jing, Qi, Shen =essência, sopro, espírito

5 Movimentos (elementos)- Wu Xing =madeira,fogo, terra, metal, água

Assim na prática se faz as seguintes ligações:

-concentração inicial –procurar se liberar dos pensamentos e se esvaziar; isso está representado pelo circulo vazio – o estado de Wu Ji;

-a concentração no centro da cabeça, no ponto chamado Lin Tai (morada do espírito); isso está ligado ao aparecimento da unidade (o gérmen da criação), representado pelo centro do círculo, o ponto visível – o estado de Yu Ji;

-ao trazer a concentração para a região do umbigo, no Tan Tien, se faz a união das energias que estão em cima e em baixo (Yang e Yin). Isso está ligado ao aparecimento do Tai Chi. Representado pelo símbolo circular contendo as duas formas do sopro, o Yin e o Yang.

OS 5 MOVIMENTOS(ELEMENTOS) E OS 8 TRIGRAMAS DO BAGUA

Todos os estilos de Tai Chi Chuan apresentam as treze posturas básicas, constituídas pelos 8 movimentos ligados aos 8 trigramas do Baguá e cinco posturas ligadas aos cinco movimentos ou elementos.

A manifestação das energias dos 5 elementos da natureza se dá nos seguintes movimentos iniciais do Tai Chi Pai Lin:

=O centro do qual se originam todos os movimentos, localiza-se no baixo ventre – é o Tan Tien. Esse é o centro que se abraça ao concentrar as energias Yin e Yang, no inicio da prática do Tai Chi Chuan, esse centro é que dá a estabilidade e o equilíbrio durante a execução do Tai Chi Chuan. Esta força central de equilíbrio é representada pela energia do elemento Terra.

=A partir do abraço do Tai Chi (quando as mãos estão sobrepostas na região do umbigo, a direita sobre a esquerda) soltam-se os braços e sedimenta-se o peso nos dois pés. Esse movimento de descida tem a natureza da Água. Entretanto essa descida é limitada pela atração da Terra (a força do centro).

=A seguir os braços são levantados pelos pulsos e o corpo é suspenso, com uma leve extensão dos joelhos. Essa força de ascensão é da natureza do Fogo, limitada pela força da Terra, que puxa o movimento para o centro.

=Sedimenta-se o peso e os braços são recolhidos com as palmas voltadas uma para outra. É uma força de concentração, ligada ao elemento Metal, que é equilibrada pela força da Terra, não deixando os braços chegarem ao corpo.

=O movimento seguinte de suspender o corpo e expandir os braços, levando a energia até os dedos, liga-se a energia de expansão da Madeira. Novamente essa expansão vai ser equilibrada pela força do centro – da Terra.

Os oito movimentos, ligados aos oito trigramas, são intenções, não posturas rígidas. Essa intenção vai estar presente durante toda a movimentação no Tai Chi Chuan.

Os movimentos se sucedem, de tal forma que ao terminar um, outro já está começando, o que dá fluidez da movimentação.

Assim, na seqüência “acompanhar a cauda do pássaro”, tem-se os seguintes movimentos.

-o aparar – está ligado ao trigrama do céu:

A expansão surge da união das forças das pernas, da cintura e dos braços, que são como as três linhas yang do trigrama.

A intenção de aparar com uma mão, está ligada ao pé oposto, que deve permanecer enraizado durante o movimento.

-o desviar – está ligado ao trigrama da terra:

é um receber.

Há um esvaziar nos braços, na cintura e nas pernas. O peso recua para trás.

-o pressionar – está ligado ao trigrama do fogo:

O fogo promove a união de duas forças, uma é o aderir. Ao avançar ou recuar, mantém-se um vazio interior.

-o empurrar – está ligado ao trigrama da água:

A água é fluído, redondo, ocupa todos os espaços com sua firmeza interior.

O empurrar é um deslizar como a água, que encontra seu caminho transpondo ou desviando obstáculos.

Os demais movimentos são:

-o colher e puxar – está ligado ao trigrama do vento:

A suavidade e a força de dispersão do vento se manifestam na torção da cintura, pulsos, tornozelos e pescoço. Está também presente a força espiralada que desequilibra a força que chega. Ao puxar para o lado e não para dentro, a força de dispersão aparece.

-o colher e quebrar – está ligado ao trigrama do trovão:

A força surge de baixo para cima com a intenção de alavanca.

-o golpe de cotovelo – está ligado ao trigrama do lago


As linhas interrompidas equiparam-se aos dois braços.

Deve-se perceber as ligações do topo da cabeça e cóccix, ombros e quadris, cotovelos e joelhos, pés e mãos.

-o golpe de ombro – está lidado ao trigrama da montanha:


A montanha representa quietude, estabilidade, firmeza. A realização desse golpe é muito perto do oponente, daí a necessidade de proteger o pescoço e a virilha com as mãos.


No Tai Chi Pai Lin estão contidas algumas das milenares práticas taoístas. Abaixo apontamos algumas transmitidas pelo Mestre Liu, que normalmente são executadas durante as práticas do Tai Chi Chuan :

Exercícios para flexibilização das 9 dobras do corpo e para a saúde dos órgãos internos

Tai Chi em pé – Treinamento Interior do Tai Chi, Abraçar o Tai Chi, Postura do Universo (abraçar a árvore).

Tai Chi sentado - Oito formas de alongamento dos tendões, Formas contínuas de alongamento dos tendões (remar)

Tai Chi deitado - Nove formas para restaurar a vitalidade (automassagens)

Treinamento de Geração da Água Sagrada

Treinamento da Pequena Circulação (Circulação Microcósmica)

Treinamento da Grande Circulação (Circulação Macrocósmica)

Respiração dos 6 sons

Doze Formas de Chi Kung (Treinamento de Energia)

Treinamento da Rede Celeste.

Ao longo do tempo que viveu no Brasil, de 1975 a 2000, quando faleceu, o Mestre Liu ensinou um conjunto de práticas taoistas e artes marciais taoistas.As formas transmitidas por ele, e pelo seu filho, o Mestre Liu Chih Ming são:

Forma de Tai Chi Chuan Pai Lin curta (37 movimentos).
Forma de Tai Chi Chuan Pai Lin longa (108 movimentos).
Forma de Espada Tai Chi (54 movimentos).
Forma de Pa Kua Tsan curta (8 palmas).
Forma de Pa Kua Tsan longa (64 palmas).
Forma de Espada Simples de Pa Kua (com duas espadas).
Forma de Espada Dupla de Pa Kua (com uma espada).

Características comuns das práticas

Estas diversas práticas têm em comum a busca da integração de corpo e espírito, do visível e do invisível, na serenidade esta integração permite perceber de modo natural a manifestação da circulação de energia pelo corpo. Na movimentação esta integridade se manifesta através de movimentos circulares feitos com suavidade e sem pressa.

Assim, segundo os princípios do Tai Chi Pai Lin sinais de , taquicardia e respiração ofegante e dores musculares durante ou após a realização das práticas (e também em outros contextos) são considerados sintomas causados por desrespeito aos próprios limites. Os limites de cada um podem ser ampliados lentamente por um treinamento cotidiano e disciplinado, que deve partir da contínua avaliação e respeito às condições específicas de saúde de cada praticante. Conforme o próprio Mestre Liu Pai Lin dizia: "Melhor que forçar, é não fazer." (fonte wikipedia)

(As informações aqui transcritas foram baseadas nos ensinamentos recebidos nos Encontros Taoístas com o Mestre Liu Pai LIn)

José Onofre Nunes

Instrutor de Tai Chi Chuan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA !!! VOLTE SEMPRE !!!!

Peça informações sobre Consulta de RADIESTESIA a distância ou presencial (São Paulo-SP) - Pessoas - Ambientes - Empresas.


SKYPE: fernanda.merbach
E-mail: radiestesia.radionica@hotmail.com
Colocar no assunto: CONSULTA RADIESTESIA