19 de julho de 2009

Visão Holística da Saúde!

(por Dora Guiseline)

Apesar da palavra "Holística" ser muito usada hoje em dia, ainda existe muito preconceito em relação à ela. Muitos ligam esta palavra a esoterismo, misticismo, charlatanismo. Outros a entendem como algo relacionado à espiritualidade e energia.

Na verdade, a palavra "Holística" vem da palavra grega "Holos" e significa INTEGRAL, INTEIRO, TOTAL. Quando falamos em saúde holística estamos tentando despertar a atenção das pessoas para o fato de não sermos apenas nosso corpo ou nossa mente. Somos corpo, mente, alma e emoções. Quando me refiro à alma não falo de visões religiosas ou reencarnacionistas. Falo de consciência, de essência. Isso todos nós temos.

Corpo, Mente, Alma e Emoções formam um conjunto que não pode ser dissociado. Ou seja, um desequilíbrio em uma destas partes compromete o todo. A maioria das pessoas cuidam muito do corpo e esquecem de cuidar da mente, das emoções. Outras valorizam muito a mente e mantem hábitos nocivos ao corpo.

Já foi comprovado que uma má alimentação, por exemplo, pode aumentar as chances de uma pessoa se sentir deprimida. Uma depressão ou estresse diminui a resistência de nosso sistema imunológico, nos deixando mais vulneráveis às doenças. Pensamentos nocivos liberam substâncias que intoxicam nosso organismo. Uma falta de conexão consigo mesmo, de consciência pode levar a uma sensação de frustração, de não saber o que se quer ou o que fazer para conseguir e pode, também, levar a psicossomatizações. Estes são apenas alguns exemplos de como uma coisa afeta a outra. Poderia citar ainda o câncer, que na maioria das vezes está ligado a ressentimentos, mágoas...

Para se manter saudável de verdade, evitar doenças vindas de psicossomatizações e outros incômodos é necessário se cuidar integralmente:

Corpo: alimentação saudável; dormir o necessário; evitar exageros seja de comida, bebida, atividades exaustivas, sexo; praticar exercícios físicos; utilizar-se de terapias corporais, como danças, massagens etc; evitar uso de drogas ou automedicação; respirar corretamente etc;

Mente: a forma como pensamos, como vemos o mundo, as crenças que temos, tudo isso influi tanto em nossa saúde quanto em nosso comportamento e relacionamento com o outro. A própria Programação Neurolinguística (PNL) vem mostrando como não conhecemos a realidade em si e sim uma representação da realidade. Você pode ver o mundo de uma forma diferente da que eu vejo. E esta forma pode ser prejudicial. Exemplo: uma pessoa que foi traída, pode olhar para todos com certa desconfiança, sempre esperando o pior de todo mundo e isto - a longo prazo - afetará suas relações interpessoais, podendo até mesmo levá-la a solidão e depressão. Para aprender a lidar com a mente você pode: fazer algum tipo de terapia (hoje existem diversos tipos como PNL, Psicanálise, Psicoterapia, Gestalt etc); meditação; mapas mentais; trabalhos de desenvolvimento tipo coaching etc:

Alma e Emoções: As emoções interferem na nossa conexão com nós mesmos, podem nos deixar desorientados, desequilibrados. Afetam nossa fisiologia e nossa bioenergia, causando distúrbios / enfermidades em nosso corpo e transtornos ou conflitos em nossa mente. Para equilibrar as emoções e entrar em contato com a nossa essência, com quem somos de verdade vale: investir em inteligência emocional; fazer atividades catárticas e prazerosas (arteterapia, esportes, danças etc); fazer algum tipo de terapia para maior consciência e libertação emocional; utilizar terapias energéticas / vibracionais que atuam em nosso corpo emocional como, por exemplo, o Reiki, Florais (Bach, Minas, Saint Germain etc), radiestesia entre outros; meditação; contato com a natureza; fazer o que gosta ou estar com pessoas agradáveis, que te fazem bem; Religião, não como instituição e sim como o verdadeiro "Religare". Muitos de nós estamos desconectados de nós mesmos, da fonte de energia que nos nutre - seja ela Deus, o Universo ou qualquer outro termo que queira usar - e da própria natureza. Nos sentimos fragmentados e isso é uma das causas de conflitos e enfermidades. Precisamos nos religar, encontrar nosso lugar no mundo e percebermos que estamos todos ligados de alguma forma.

Respeito a si mesmo e aos outros também contribui para uma vida mais saudável, mais íntegra. Quem se respeita sempre procurará fazer o que lhe trará maior qualidade de vida e saúde.

Claro que este texto é apenas um resumo do que é a visão holística da saúde. Convido cada um a buscar dentro da sua realidade outras formas de cuidar do próprio corpo, mente, alma e emoções, sempre buscando o equilíbrio entre todas as partes.

Abraços,

Dora Guiseline - 2006-2009. É permitido a reprodução em seu site, blog, entre outros, desde que sem nenhuma alteração do conteúdo e incluindo o nome da AUTORA e o seu site - www.revolucione.com.br
.

3 comentários:

  1. Anônimo31/3/10

    fiz um trabalho ótimo usando essas informaÇões.está completo .obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28/3/11

    Amei, ajudou no meu Trabalho tambem.
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23/3/13

    nossa achei super interessante.
    agradecida.
    :-D

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA !!! VOLTE SEMPRE !!!!

Peça informações sobre Consulta de RADIESTESIA a distância ou presencial (São Paulo-SP) - Pessoas - Ambientes - Empresas.


SKYPE: fernanda.merbach
E-mail: radiestesia.radionica@hotmail.com
Colocar no assunto: CONSULTA RADIESTESIA